2008年7月9日水曜日

Curuá, Jamelão, かぼちゃメロン、Melocoton

Até que em fim o mistério que durou quase 6 meses foi desvendado. O nome da fruta da foto do blog de 28/01/2008 é “Sicana Odorífera” ou “Cucurbita odorífera”, cientificamente falando. E tem mais de 10 nomes populares: : Melão caipira, Fruta mortadela, Fruta maracujá, Cura, Coroá, Curuá, Uruba, Cruatina, Melão maçã, Melão caboclo, Melão do norte, Jamelão.
Antes de colocar no blog de 28/01/2008, algumas pessoas de vizinhança falavam que o nome da fruta seria “Maracugina” ou “Jamelão do norte”. Mas “Maracugina” é o nome do remédio que passa na televisão e “Jamelão” é a fruta que sempre via em frente da casa parecida à azeitona com a cor variando de vermelho para roxo escuro quando amadurecer.
Então a qual das duas merece o nome “Jamelão”. Parece que esta fruta gigante é o legítimo dono. Aquela fruta que a gente chamava de “Jamelão” é na verdade se chama “Jambolão”. Daqui em diante, então para evitar o equívoco, chamarei esta fruta gigante de “Curuá”, o nome em Tupi-Guarani como os índios chamavam. Descobri ainda que esta fruta aparece no quadro entitulado de “Frutas do Brasil” do pintor e botânico holandês Albert Eckhout que veio para o Brasil acompanhando Maurício de Nassau no século 17. Como o nome científico Cucurbita significa a abóbora, minha mulher denominou em japonês “Kabocha Meron (abóbora melão)”. Realmente o sabor lembra a mistura dessas duas frutas.
As frutas pequenas da foto abaixo é Cajá manga e, como a Curuá é uma trepadeira, subiu no pé de Cajá.
P.S.:Esta fruta é nativa da América Tropical e em alguns países da América Central/do Sul é chamada como Melocoton.

0 件のコメント: