2008年2月19日火曜日

Obrigado o Brasil !!

O Carnaval terminou e começaram, de verdade, as atividades de 2008. Durante o período entre o Natal e O Carnaval, o Brasil ainda está sonolento e só acorda depois do Carnaval. O Carnaval lembra a farra, mas é definido conforme o calendário religioso. Primeiro, fixa-se a Páscoa como primeiro domingo após a lua cheia que ocorre depois de 21 de março (inclusive). O Carnaval é um dia antes de quarta-feira de cinza, a qual é definida como 40 dias antes da Páscoa. Nessa contagem de dias excluem-se os domingos. Este ano, o Carnaval ficou no dia 5 de fevereiro, o que é muito cedo comparado com outros anos, pois a lua cheia caiu exatamente no dia 21 de março. Parece que o Carnaval tão cedo não acontecia há 40 anos.

A Quaresma, o período que se inicia na quarta-feira de cinza e termina no domingo de Páscoa, como sendo de penitência e meditação, as atividades serão moderadas inclusive as refeições privadas de carne. O rigor da tradição parece estar perdendo pouco a pouco exceto para a sexta-feira de Paixão, quando não se come a carne mesmo, assim aumenta a procura de peixe, conseqüentemente aumenta o preço de peixe. Nós, japoneses, budistas, também respeitando a tradição, não comemos carne nesse dia. A Ilha de Páscoa que pertence ao Chile no Pacífico sul foi assim denominado no dia 5 de maio de 1722, no dia da Páscoa.

O Carnaval deste ano ficou inesquecível para nós, nipo-brasileiros, porque a “Porto da Pedra”, uma das escolas de samba do Grupo especial do Rio adotou como o enredo “O centenário da imigração japonesa”, foi assim fez a “Unidos de Vila Maria”, uma das escolas de samba do Grupo especial de São Paulo. O Carnaval do Rio é conhecido como o maior show do mundo. Porém, o desfile de São Paulo está fazendo bonito e ficando cada vez maior. Hoje em dia tanto no Rio como em São Paulo, cada escola de samba está composta de mais de 4 mil pessoas com as fantasias deslumbrantes (ou pouquíssimas vestimentas) acompanhadas de enormes carros alegóricos com cheio de tecnologia de ponta (?).

O último lugar do Grupo especial do Rio que é composto por 12 escolas de samba é rebaixado para o Grupo de acesso e o primeiro do Grupo de acesso é promovido para o Especial para desfilar no ano seguinte. Em São Paulo as duas escolas de samba dentre as 14 do Grupo especial são trocadas. O desfile do Carnaval é promovido em qualquer cidade do Brasil variando de seu tamanho. O desfile do Carnaval em Vitória também está ficando cada ano maior.

Em Mogi das Cruzes, onde a presença dos nipo-brasileiros é marcante, todas as escolas de samba desfilaram com o enredo de imigração japonesa. O prefeito atual de Mogi das Cruzes é o nipo-brasileiro Junji Abe.

Foram 100 anos da imigração japonesa, e sentimos que os brasileiros acolheram os nipo-brasileiros com carinho e hoje consideram como parte do Brasil. Fiquei emocionado e digo “Obrigado o Brasil”

0 件のコメント: