2007年5月30日水曜日

Ser obeso é uma vantagem ?

Hoje tive uma surpresa no supermercado. Ultimamente os vinhos italianos estão ficando mais acessíveis. Após escolher algumas garrafas, resolvi entrar na fila do caixa. Vi que tem muita gente, então pensei, “A fila daquele caixa deve estar bem menor”, pois lembrei dos caixas exclusivos criados por lei há alguns anos para deficientes físicos, mulheres gestantes, mães com crianças de colo e idosos acima de 60 anos. Felizmente (?) eu me encaixo nesse. Opa, só tem 2 pessoas na fila. Aí, quando olhei para cima me deparei com a placa da foto abaixo. Achei estranho, pois tinha uma linha a mais. Para meu espanto estava escrito “pessoas obesas”. O quê ? As pessoas obesas também tem o direito a tratamento especial !? Está incentivando a comer mais e ficar obeso !? A lei confere isso ou uma medida exclusiva tomada pelo supermercado ? Qual é o critério para definir a obesidade ? Será que vai usar aquele IMC que está em moda hoje em dia (peso(Kg) /altura(m)/altura(m))? O obeso é acima de IMC 25? Vão colocar a balança em frente ao caixa ? Será que eles não vão entrar nesta fila de vergonha ou vão entrar exigindo o direito? Vale a pena observar os movimentos desta fila por em quanto.
Aí lembrei o episódio do casal que eu conheço. Os dois estão com mais de 70 anos. O marido praticava o judô quando era jovem e tem um corpo atlético. Eles foram ao banco para pagar as contas. Como sempre, a fila estava enorme. Eles costumam entram na fila normal, mas nesse dia tinham outros compromissos. A mulher disse “Meu bem, hoje vamos entrar na fila especial?” “Vamos” Quando eles estavam quase entrando na fila, um senhor de cabelos brancos adverteu “ Aqui só quem tem mais de 60 anos ” Prontamente a senhora retrucou “Desculpe, era a fila dos jóvens ? E a fila de quem tem mais de 70 anos é onde ?” Ao ouvir isso, o caixa do banco gritou “Aqui mesmo! aqui mesmo!”. Geralmente os japoneses aparentam menos que a idade que tem e sentem certa resistência para entrar na fila especial, inclusive eu?

0 件のコメント: